O Tempo (Colômbia)

O Tempo (Colômbia)

O Tempo é um jornal colombiano fundado em 30 de janeiro de 1911, por Afonso Villegas Restrepo. ] O jornal é a base do conglomerado de mídia conhecido como a Casa Editorial El tiempo (CEET). O jornal foi fundado em 30 de janeiro de 1911, por Afonso Villegas Restrepo começando com 300 exemplares de quatro páginas, em tamanho oitavo de caderno. Ideologicamente, se alinhou com a União Republicana, coalizão que levou ao poder o então presidente Carlos E. Restrepo. Seus primeiros escritórios foram localizados em uma casa no âmbito do Parque Santander.

] Alguns meses mais tarde, em julho de 1911, mudou-se para outra edificação do mesmo parque, no lado onde atualmente se encontra o Museu do Ouro. Ali já pôde ser impresso em suas próprias máquinas, mas a composição das páginas continuava realizando manualmente, letra por letra, com caracteres de chumbo.

Um terceiro transporte teve lugar em março de 1912, a rua 14, perto da Rua Florián, o sector em que até o final do século XX funcionou a Bolsa de Valores de Bogotá. ] Villegas optou por retirar-se da política e do jornalismo. Ele vendeu a empresa para o jovem funcionário do Ministério de Relações Exteriores, Eduardo Santos, que vinha sendo colunista da publicação de sua segunda edição. ] Eduardo Santos figurou como único diretor-proprietário de Tempo.

Quatro anos mais tarde, Santos casou-se com d. josé maria da Rosa, irmã do fundador do jornal. Para resolver o caos econômico deixado por seu antecessor, Santos designou Fabio Restrepo como gerente. Na parte jornalística, Henrique Santos “Caliban”, irmão de Eduardo Santos e fundador Da Lanterna, de Tunja, somou-se às páginas editoriais.

Os progressos em termos de tecnologia, formato, design e recursos informativos foram aparecendo. Em 1915, começou a publicar informações da agência de notícias Reuter. ] O 1° de maio de 1917, foi publicado pela primeira vez o cabeçalho com o logotipo tradicional do jornal, com pequenas variações se conserva até hoje. ] Em 1920, a publicação já tinha uma tiragem de mais de dez mil exemplares de oito páginas. Em 1926, foi adquirida uma segunda máquina Duplex, a qual permitiu que se imprimam quinze mil jornais de 24 páginas por hora.

  • Cor Verde: Atividades de aprendizagem, diálogo e troca de ideias
  • 4 Expansão 4.1 Arquitetura rococó em Portugal
  • A peregrinação a Meca (para quem pode), pelo menos uma vez na vida
  • Panelas revestidas com fitas brilhantes de vermelho, branco e dourado e flores de Páscoa
  • Diy estante boho para decorar com plantas
  • Instituto da memória

] E era apenas o primeiro passo. Uma vez terminado o seu mandato como Presidente da República, Eduardo Santos continuou figurando no organograma do jornal até sua morte, como “Diretor-Proprietário”. A situação continuou a piorar. ] Teve de ser suspensa a sua circulação por 48 horas e, durante doze dias, foi publicado em formato tabloide, impresso em equipamento prestados. A censura de imprensa, promovida por Ospina Pérez, e que continuou durante os governos de Laureano Gómez e Roberto Urdaneta Arbeláez, intensificou-se durante a ditadura do general Gustavo Rojas Pinilla. ] sob a direção de Enrique Santos “Caliban”. ] A caricatura de Rosa na capa da primeira edição era clara a respeito.

Um ator em cena, acenava para os participantes, dizendo: “Respeitável público, obrigado. ] nomeou uma Junta Militar de cinco integrantes e saiu do país. As manifestações de júbilo pela queda da ditadura deram-se espontaneamente nas cidades colombianas. ] “Intermediário”, ele disse adeus a seus leitores o 7 de junho, encerrando seu editorial desta forma: “Não é uma despedida a que estamos escrevendo. Vamos para a frente, para a nova república renascida do caos, da dor e da desesperança. O intermediário foi concluído.

Caliban”, agradeceu o apoio que o público deu ao jornal transitório e apontou para a continuidade de seu trabalho novamente do Tempo, dizendo: “Assim desaparece por Intermédio do fórum. E como nos velhos dramas, só nos resta aos atores pedir ao povo um aplauso, que é a única recompensa que aspiramos. 2012: Yesid Lancheros, a investigação sobre o contrato da Rede Alma Mater (Cobertura de uma notícia).

em 5 de outubro de 2010, iniciou as suas emissões no Canal O Tempo, que transmite informações de forma contínua, 24 horas por dia. Várias vezes foram apresentadas polêmicas entre O Tempo e O Espectador sobre os números que a um e outro segura sobre sua respectiva circulação. ] O Espectador, por sua vez, indicava que a circulação deveria ser medido com base no número de exemplares impressos e levados aos pontos de venda.

] Thiago Santos Castelo, director-adjunto do jornal, reuniu-se com o Cavaleiro e lhe pediu que moderara sua atitude, porque O Tempo lhe deu pleno apoio ao Presidente. ] pôs em dúvida abordado por Londoño, pois, a seu modo de ver, não ofereceu nenhuma prova que medida as acusações contra o Santos, e que simplesmente se limitou a amarrar cabos e lançar palpites de forma arbitrária.

Joana

Os comentários estão fechados.
error: